Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Tokyo Babylon

A história da redenção de Tóquio


Criado pelo estúdio CLAMP em 1991 e finalizado dois anos depois, Tokio Babylon foi um notável mangá por ter sido, indiretamente, o início de uma das melhores obras nipõnicas sobre o fim do mundo.

Tendo 7 volumes e 2 ovas, Tokio Babylon possui uma excelente abordagem sobre certos temas da sociedade. O nome Babylon refere-se á Babilônia, capital fictícia citada na bíblia referente á Torre de Babel. No início de cada volume do mangá há um resumo elucidativo sobre esta história e, ao decorrer da série compreendemos a escolha do CLAMP por tal nome.

Embora a obra seja um dos mais clássicos do gênero yaoi (romance homossexual sempre com um deles sendo andrógeno), não é apelativo como muitas obras atuais. A abordagem da relação, embora assumida para o público, é bem construída de uma forma que só o CLAMP sabe fazer sem que se torne extenuante para quem não aprecia o gênero. Afinal, embora os fãs de yaoi não sejam capazes de perceber, o real foco de Tokio Babylon não é o romance dos protagonistas mas sim os temas perturbadoramente presentes na sociedade japonesa.

A obra conta a história de Subaru Sumeragi, um jovem meigo e educado que é o 13º chefe da poderosa família Sumeragi, um clã de especialistas em onmyôuji ( espécie de "mago" no Japão). Seu trabalho é eliminar qualquer anomalia espiritual que possa estar afetando a vida ou lugares daqueles que requisitam seus serviços.

Devido á isso, Subaru vive em Tóquio junto com sua irmã gêmea, Hokuto Sumeragi, cuja personalidade é completamente oposta á sua ( enquanto Subaru é retraído e tímido, Hokuto é simpática e espivetada). Embora ela saiba apenas usar algumas magias simples, Hokuto ajuda o irmão em tudo que pode: cozinhando, enturmando-o e o mimando com um carinho sem precedentes.

Fechando o trio, está Seishiro Sakurazuka, um elegante e amigável veterinário que é amigo inseparável dos gêmeos. Muito prestativo, ele está sempre apoiando e auxiliando Subaru, sempre dizendo estar apaixonado pelo rapaz. E, enquanto Hokuto se considera a maior apoiadora da relação, Subaru fica completamente sem saber o que fazer ou dizer.


Durante o tempo em que vive na cidade, Subaru conhece os problemas que atingem e desesperam as pessoas comuns da sociedade. Em cada capítulo o jovem mago se depara com vítimas das mais diversas fatalidades. Tendo uma abordagem sentimental e realista pelo ponto de vista psicológico, Tokio Babylon fala de temas como suicídio, descaso com idosos, estupro, uso indevido de magia, impunidade, doação de orgãos, bullyng e muitos outros.

Ao tratar desses assuntos com sensibilidade, a série coloca não como fato mas como pessoa. Tanto que uma das frases mais marcantes e reflexivas é: " Os estranhos nunca entenderão a ferida aberta no coração das vítimas.".

Entre um caso e outro, Subaru enfrenta conflitos internos e se martiriza quando não é capaz de ajudar da forma que desejava. E, nesses momentos o apoio de Hokuto e, principalmente de Seishiro, são essenciais para manter a estima do rapaz.

Porém, certos mistérios pairam na série. O principal deles é sobre a verdadeira índole de Seishiro. Em cada capítulo percebemos que ele não é nada do que aparenta. Hokuto brinca, dizendo que pelo sobrenome, ele deve ser ligado ao clã Sakurazuka: magos altamente poderosos que utilizam onmyôuyji para matar pessoas. Mas no fundo, a garota sabe que há algo errado com o veterinário.

Já Subaru, embora nada perceba acerca da verdadeira face de Seishiro, é constantemente perturbado por um misterioso sonho referente a algo ocorrido em sua infância, da qual ele desconhece os detalhes. Subaru se lembra apenas de uma bela cerejeira, um homem a dizer palavras misteriosas e uma aposta que feita por ambos.


Que o tal rapaz é Seishiro não temos dúvidas, mas Subaru não tem conhecimento disso ( ou talvez se recuse a acreditar que alguém que pareça ser bom na verdade seja cruel) e por mais que se esforce é incapaz de recordar do que realmente aconteceu sob a tal cerejeira.

Como toda obra do CLAMP, Tokio Babylon possui além de belo traço, um enredo complexo com grande relevãncia para sonhos. Os dois OVAS, embora tenham ótima animação para época, possuem uma história que não segue a cronologia do mangá. Na verdade, os OVAS foram criados quando o mangá ainda estava sendo publicado, de modo que não possui qualquer fato relevante, estando mais para uma história cotidiana de Subaru a resolver mistérios. O único detalhe que vale salientar é o começo do primeiro capítulo onde ouvimos Subaru recitar mantras budistas - parabéns á dubladora, pois recitar isso de forma rápida não é nem um pouco fácil.

Porém,o ponto mais criativo de Tokio Babylon é seu final incompleto, cujas respostas permanecem inexistentes. Isso porque a história foi uma das primeiras obras em que o CLAMP utilizou a técnica literária "crossover" ( juntar personagens de diferentes histórias em uma nova trama). O verdadeiro final de Tokio Babylon só iria ocorrer anos mais tarde na mais controversa obra do estúdio, X-1999.

Em X-1999, todas as dúvidas e mistérios que ficaram pendentes são esclarecidos. Além do destino que aguarda Subaru e Seishiro, há também o poder de Hokuto ( qual é a magia que alegou ela , seria capaz de usar?), a participação dos três no destino da Terra em 1999 e suas influências na vida dos personagens desta nova série. Isso sem mencionar que os fãs de Subaru Sumeragi poderão vê-lo mais velho, solitário e misterioso após a grande tragédia que se abate sobre si no final de Tokio Babylon.

Tokio Babylon é uma obra clássica e, para aqueles que apreciam o gênero é um "prato cheio". Mas se você desejar saber as respostas da série, terá de ver X-1999(aguardem matéria) pois juntas, essas duas histórias compoem a obra mais importante do CLAMP e um dos mangás mais memoráveis da década de 90.


~*~

Yorum Gönder

0 Yorumlar